Pular para o conteúdo principal

São Luís nos ensina que a Virgem Maria é necessária aos homens para conseguir a salvação


A Virgem Maria é necessária para a salvaçãoSão Luís Maria Grignion de Montfort , no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, ensina que a Virgem Maria é necessária a Deus, por Sua vontade e desígnio, para que os homens alcancem a salvação . Por esta razão, não devemos confundir a devoção a Nossa Senhora com a devoção aos outros santos, como se a Mãe de Deus não fosse muito mais necessária que estes. Montfort faz estas afirmações com base nos Padres da Igreja e em vários outros homens sábios e santos, que provaram, de maneira incontestável, que a devoção à Santíssima Virgem é necessária para a salvação. Estes provaram também que a falta de estima e amor à Santíssima Virgem Maria é sinal infalível de reprovação, e que, pelo contrário, é sinal certo de predestinação ser devoto inteira e verdadeiramente dedicado a ela. “O próprio demônio e os seus sequazes, instados pela força da verdade, foram muitas vezes obrigados a confessá-lo, ainda que de má vontade” Para atestar a verdade sobre a necessidade da Virgem Mãe de Deus para a nossa salvação, São Luís Maria cita o pensamento de São João Damasceno, Doutor da Igreja: “Ser Vosso devoto, ó Maria Santíssima, é uma arma de salvação que Deus dá àqueles que quer salvar!" Para confirmar esta verdade, São Luís nos fala sobre dois fatos que chegaram ao seu conhecimento: 1) Nas crônicas de São Francisco de Assis, ele narra que, num êxtase, viu “uma grande escada que ia até o Céu, e em cuja extremidade estava a Santíssima Virgem. Foi-lhe dado a entender que é necessário subir por essa escada para chegar ao Céu” ; 2) Nas crônicas de São Domingos de Gusmão, este conta que, “perto de Carcassone, onde pregava o Santo Rosário, a alma dum infeliz herético (albigense) estava possessa de quinze mil demônios. Estes foram, por ordem da Santíssima Virgem e para a própria confusão, obrigados a confessar grandes e consoladoras verdades sobre a Devoção a Nossa Senhora. Fizeram-no com tanta força e clareza que, por pouca devoção que se tenha à Santíssima Virgem, não se pode ler sem lágrimas de alegria esta história autêntica e o panegírico (discurso de louvor) que da mesma Devoção o demônio fez, ainda que de má vontade” .São Luís Maria, no seu livro “O segredo do Rosário”, nos conta esta história verídica: “São Domingos colocou seu Rosário em volta do pescoço do albigense e pediu que os demônios lhe dissessem quem, de todos os santos nos Céus, eles mais temiam, e quem deveria ser, portanto, mais amado e reverenciado pelos homens” (São Luís Maria Grignion de Montfort , O segredo do Rosário, p. 59). Como estes relutavam em não falar, São Domingos pediu a intervenção de Nossa Senhora: “Oh, toda poderosa e maravilhosa Virgem Maria, eu vos imploro pelo poder do Santíssimo Rosário, ordene a estes inimigos da raça humana que me respondam” (Idem, p. 60). Mal tinha terminado esta oração, São Domingos viu a Santíssima Virgem perto de si, rodeada por uma multidão de Anjos (somente o Santo viu Nossa Senhora), e então ela disse ao demônio: “Responda ao meu servo Domingos imediatamente” (Idem,ibidem). Forçados pela Mãe da Igreja, os demônios começaram a gritar em alta voz:
“Oh, vós, que sois nossa inimiga, nossa ruína e nossa destruição, por que descestes do Céu só para nos torturar tão cruelmente? Oh, Advogada dos pecadores, vós que os tirais das presas do inferno, vós que sois o caminho certeiro para os Céus, devemos nós, para nosso próprio pesar, dizer toda a verdade e confessar diante de todos quem é que é a causa de nossa vergonha e nossa ruína? Oh, pobres de nós, príncipes da escuridão: então, ouçam bem, vocês cristãos: a Mãe de Jesus Cristo é todo-poderosa e ela pode salvar seus servos de caírem no inferno. Ela é o Sol que destrói a escuridão de nossa astúcia e sutileza. É ela que descobre nossos planos ocultos, quebra nossas armadilhas e faz com que nossas tentações fiquem inúteis e sem efeito.
Nós temos que dizer, porém de maneira relutante, que nem sequer uma alma que realmente perseverou no seu serviço foi condenada conosco; um simples suspiro que ela (Nossa Senhora) oferece à Santíssima Trindade é mais precioso que todas as orações, desejos e aspirações de todos os santos.
Nós a tememos mais que todos os santos nos Céus juntos e não temos nenhum sucesso com seus fiéis servos. Muitos cristãos que a invocam quando estão na hora da morte e que seriam condenados, de acordo com o nossos padrões ordinários, são salvos por sua intercessão.
Oh, se pelo menos essa Maria (assim eles a chamaram com fúria) não tivesse se oposto aos nossos desígnios e esforços, teríamos conquistado a Igreja e a teríamos destruído há muito tempo atrás; teríamos feito que todas as Ordens da Igreja caíssem no erro e na desordem.
Agora, que nós somos forçados a falar, também lhe diremos isto: ninguém que persevera ao rezar o Rosário será condenado, porque ela obtém para seus servos a graça da verdadeira contrição por seu pecados e por meio dele, eles obtêm o perdão e a misericórdia de Deus” (Idem, p. 60-61).
Depois dos demônios terem dito todas essas coisas, São Domingos fez com que todos os fiéis presentes rezassem o Rosário bem devagar e com grande devoção, e algo maravilhoso aconteceu: “a cada Ave-Maria que ele e o povo rezavam, um grande grupo de demônios saia do corpo do infeliz, em forma de brasas acesas. Quando os demônios foram todos expulsos e o herege se viu inteiramente livre deles, Nossa Senhora deu sua bênção ao povo reunido (somente São Domingos a viu dar a bênção), e eles se encheram de alegria por isto. Muitos hereges se converteram por causa deste milagre e ingressaram na Confraria do Santíssimo Rosário” (Idem, p. 61).
Assim, São João Damasceno, São Francisco de Assis, São Domingos de Gusmão, e muitos outros santos e santas da Igreja confessaram a necessidade da Santíssima Virgem Maria para a salvação dos homens. Até mesmo os demônios, inimigos de Deus e dos homens, foram obrigados a confessar o grande poder dado por Deus a Virgem Maria a favor da salvação dos homens. Os demônios também confessaram o poder da oração do Rosário para a conversão dos pecadores e para a salvação daqueles que recorrem a Virgem Maria através desta oração. Depois de conhecer estes testemunhos e ensinamentos dos santos, somos chamados a nos consagrar de todo coração a Virgem Maria e a rezar sempre o Santo Rosário, pedindo que a Mãe de Deus alcance o perdão dos nossos pecados e a nossa salvação eterna. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

 Autor: Natalino Ueda
Membro da Comunidade Canção Nova, formado em Filosofia e Teologia.
Texto retirado do site blog.cancaonova.com/tododemaria/maria-e-necessaria-para-a-salvacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Santo Onomástico (Do seu nome)

Hoje, 04 de novembro, toda a Igreja celebra a memória do Glorioso São Carlos Borromeu, o santo que tenho a alegria de possuír o nome, em comemoração a este dia, trago hoje no blog, uma matéria sobre o Santo Onomástico, ou seja, o Santo que você possui o nome. **Nota: Texto retirado do site santossanctorum.blogspot.com.br/ (Sanctorum) O Santo Onomástico é o santo que tem o nosso nome. Assim, o Santo Onomástico de todo José é São José. A IGREJA PEDE QUE OS CATÓLICOS BATIZEM SEUS FILHOS COM UM NOME CRISTÃO OU DE SANTO, ASSIM ELES POSSUEM INTERCESSORES SEGUROS NO CÉU, COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA: §2165 No Batismo, o cristão recebe seu nome na Igreja os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão para que lhe seja dado um nome cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e um intercessor seguro. " É importante não colocar nomes inventados, mirabolantes, pois nosso nome exprime nossa missão, um mistério: §2156 O nome cristão O sacramento do Batis

ORAÇÃO A SANTA BÁRBARA

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Ficai sempre comigo para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida, eu saiba vencer, sem humilhar ninguém. Santa Bárbara, rogai por nós. Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai.

Oração de São Pascoal Bailão - Santo do dia - 17 de Maio

Click no link abaixo e acompanhe a página do blog no Facebook! ACESSE:  www.facebook.com/maedavida