Pular para o conteúdo principal

O Santo Onomástico (Do seu nome)


Hoje, 04 de novembro, toda a Igreja celebra a memória do Glorioso São Carlos Borromeu, o santo que tenho a alegria de possuír o nome, em comemoração a este dia, trago hoje no blog, uma matéria sobre o Santo Onomástico, ou seja, o Santo que você possui o nome.


**Nota: Texto retirado do site santossanctorum.blogspot.com.br/ (Sanctorum)

O Santo Onomástico é o santo que tem o nosso nome. Assim, o Santo Onomástico de todo José é São José.

A IGREJA PEDE QUE OS CATÓLICOS BATIZEM SEUS FILHOS COM UM NOME CRISTÃO OU DE SANTO, ASSIM ELES POSSUEM INTERCESSORES SEGUROS NO CÉU, COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA:

§2165 No Batismo, o cristão recebe seu nome na Igreja os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão para que lhe seja dado um nome cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e um intercessor seguro. "

É importante não colocar nomes inventados, mirabolantes, pois nosso nome exprime nossa missão, um mistério:

§2156 O nome cristão O sacramento do Batismo é conferido "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19). No Batismo, o nome do Senhor santifica o homem, e o cristão recebe seu próprio nome na Igreja.

Este pode ser o de um santo, isto é, de um discípulo que viveu uma vida de fidelidade exemplar a seu Senhor. O "nome de Batismo" pode também exprimir um mistério cristão ou uma virtude cristã. "Cuidem os pais, os padrinhos e o pároco para que não se imponham nomes alheios ao senso cristão."

§2158 Deus chama a cada um por seu nome. O nome de todo homem é sagrado. O nome é o ícone da pessoa. Exige respeito, em sinal da dignidade de quem o leva.

§2159 O nome recebido é um nome eterno. No Reino, o caráter misterioso e único de cada pessoa marcada com o nome de Deus resplandecerá em plena luz. "Ao vencedor... darei uma pedrinha branca na qual está escrito um nome novo, que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe" (Ap 2,17). "Tive esta visão: eis que o Cordeiro estava de pé sobre o Monte Sião com os cento e quarenta e quatro mil que traziam escrito sobre a fronte o nome dele e o nome de seu Pai" (Ap 14,1).

NA ITÁLIA

O onomástico, como tradição italiana, é o dia de um santo, e todas as pessoas que tem o mesmo nome do santo, nesse dia, fazem uma celebração.
Por exemplo: quem chama Ana comemora no dia 26 de julho, dia de Santa Anna, as Lucilas e as Conceição comemoram dia 8 de dezembro. O onomástico é levado a sério na Itália. Antigamente, era considerado tão ou mais importante do que o dia do aniversário! No dia do onomástico de alguém tem festa e presente igual ao dia de aniversário.

PROCURE CONHECER SEU ONOMÁSTICO E DIRIJA-LHE ORAÇÕES PARA PEDIR SUA INTERCESSÃO NO CÉU.
EIS UMA ORAÇÃO AO SANTO ONOMÁSTICO:
AO SANTO DO NOSSO NOME:

Glorioso (a) São N.  Cujo nome Deus me deu a graça de possuir e a cuja proteção me confiou ao inscrever-me pelo santo batismo no número dos seus filhos adotivos, alcançai-me com vossa intercessão a mercê de viver sempre em conformidade com o espírito do cristianismo.
Ajudai-me, santíssimo protetor da minha alma, a recuperar a graça batismal, que perdi por causa do pecado, e fazei com a vossa prece, que Deus me conceda a graça de vos imitar.
Protegei-me e defendei-me ao longo do caminho desta perigosa vida e assisti-me à hora da minha morte.


Amém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO A SANTA BÁRBARA

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Ficai sempre comigo para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida, eu saiba vencer, sem humilhar ninguém. Santa Bárbara, rogai por nós. Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai.

Oração de São Pascoal Bailão - Santo do dia - 17 de Maio

Click no link abaixo e acompanhe a página do blog no Facebook! ACESSE:  www.facebook.com/maedavida