Pular para o conteúdo principal

Como se deve estimar o sexto mandamento - Imitação de Maria

Quando o Anjo propôs a Maria tornar-se ela a Mãe de Deus, não se explicou se essa augusta prerrogativa concordava com o voto de virgindade que ela fizera. Então, Maria suspendeu o seu consentimento. É que mais grato lhe fora ultrapassar em méritos as criaturas pela virgindade.
Tranquilizou-a o Anjo: "não tenhas receio, Maria" (Lc 1,30). Essa pureza que tão zelosamente guardas, ela própria é que fará descer ao teu seio este Deus que só quer nascer de uma Virgem.
Em verdade, só depois de ter entendido bem e que Maria consentiu. O que compreendeu ela, senão que, ao se tornar Mãe de Deus, não poderia jamais ter receio de perder a sua pureza?!
Ó preciosa virtude! Em que alto preço por nós deves ser tida! Foste tu, santa pureza, que nos deste ao mundo o Redentor! Tu mereceste da mais pura e perfeita criatura a preferência na escolha entre ti e a própria maternidade divina! Foste tu que mereceste o favor de Jesus para o "discípulo bem-amado"! Felizes as almas que neste mundo enfeitastes! Elas terão na eternidade a singular recompensa de acompanharem o Cordeiro (Ap 14,4). Grandes privilégios teve o príncipe dos Apóstolos. Mas só ao discípulo que era virgem permitia Jesus que descansasse a cabeça em seu seio na noite em que insistiu o sacramento do amor.
Deu Jesus a Pedro o bastão de pastor da sua igreja, mas deu a João a própria Mãe de Deus. Graças à pureza, representamos na terra a vida dos bem-aventurados no céu!
Pela prática desta virtude adquirimos um mérito que os próprios Anjos não têm, são as almas mais castas as que mais diretamente participam da união que o Verbo humanado se dignou contrair com os homens. Quem quer que julgue bem perdoável o vicio contrário a esta virtude, sob argumentos da natural fraqueza, não se deve ter em descaso o fato de que ter poucos vícios implica que Deus tenha menos perdoado e mais severamente punido.
Esse vício afasta o espírito de Deus, o qual não habita, diz a Escritura, no homem carnal (Gn 6,3). Esse vício faz o homem cair em uma espécie de cegueira. Foi necessário um David-profeta para que o mesmo David-adúltero compreendesse toda a extensão de seu crime e pensasse em fazer a justa penitência.
Esse vício petrifica. Salomão, que foi prodígio de sabedoria durante tantos anos, tornou-se idólatra nos seus últimos dias, porque se tornará obsceno.
"Nossos corpos são o templo do Espírito Santo" (1Cor 6,19). A impureza num cristão é bem "a abominação no lugar santo" (Mt 24,15).
Ó Jesus, esposo das virgens, vós que escolhestes uma virgem para ser para se vossa Mãe, inspirai-me terno amor à pureza e o máximo horror ao sério que se lhe opõe.
Mas a virtude da pureza ultrapassa as forças naturais. "Não posso viver a continência sem uma graça particular" (Sb 8,21). Esta graça, Senhor, eu vo-la imploro, por aquela pureza que fez Maria tão agradável aos vossos olhos e à qual deveu a honra de vos ter por Filho! Eu vo-la imploro pelo amor que vos têm consagrado tantas virgens, às quais neste mundo só conseguiram fascinar os encantos do divino Esposo. Fazei que seja o maior dos meus prazeres, ó meu Jesus, vencer os prazeres que a vossa lei condena.
Despertai em mim o temor das labaredas eternas, que foram preparadas para os obscenos. Extingui dentro de mim o gosto dos prazeres sensuais e dai-me em troca o das celestiais delícias! Livrai-me dessas tentações importunas que me acompanham até nos exercícios da piedade cristã. Ou, se as permitidas, Senhor, fazei que, em fielmente as combatendo, eu aproveite as ocasiões assim para vos dar ainda maiores provas do meu amor!  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Santo Onomástico (Do seu nome)

Hoje, 04 de novembro, toda a Igreja celebra a memória do Glorioso São Carlos Borromeu, o santo que tenho a alegria de possuír o nome, em comemoração a este dia, trago hoje no blog, uma matéria sobre o Santo Onomástico, ou seja, o Santo que você possui o nome. **Nota: Texto retirado do site santossanctorum.blogspot.com.br/ (Sanctorum) O Santo Onomástico é o santo que tem o nosso nome. Assim, o Santo Onomástico de todo José é São José. A IGREJA PEDE QUE OS CATÓLICOS BATIZEM SEUS FILHOS COM UM NOME CRISTÃO OU DE SANTO, ASSIM ELES POSSUEM INTERCESSORES SEGUROS NO CÉU, COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA: §2165 No Batismo, o cristão recebe seu nome na Igreja os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão para que lhe seja dado um nome cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e um intercessor seguro. " É importante não colocar nomes inventados, mirabolantes, pois nosso nome exprime nossa missão, um mistério: §2156 O nome cristão O sacramento do Batis

ORAÇÃO A SANTA BÁRBARA

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Ficai sempre comigo para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida, eu saiba vencer, sem humilhar ninguém. Santa Bárbara, rogai por nós. Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai.

Oração de São Pascoal Bailão - Santo do dia - 17 de Maio

Click no link abaixo e acompanhe a página do blog no Facebook! ACESSE:  www.facebook.com/maedavida