Pular para o conteúdo principal

Santo do Mês- São Jerônimo

Nos confins da Dalmácia e Panônia (na atual Hungria), nasceu Jerônimo. O pai enviou-o, quando adolescente, para Roma,então a capital do mundo civilizado. Na Cidade Eterna,Jerônimo dedicou-se ao estudo de gramática,da retórica e da filosofia. Tal era seu amor pelos escritores clássicos que formou para si uma rica biblioteca,copiando à mão os livros que não podia obter.
Com dor,reconheceria depois que,em sua inexperiência,tornou-se vítima do ambiente mundano da grande e decadente metrópole,extraviando-se do bom caminho. Porém,ao mesmo tempo declarava que seu passatempo aos domingos consistia em visitar as catacumbas e as relíquias dos mártires,e era catecúmenos, pois,na época,a pessoa recebia o santo batismo já quase adulta.
Aprendeu o hebraico com um judeu converso para poder estudar as Sagradas Escrituras em seu original.
O papa São Dâmaso deu a Jerônimo a ordem de rever o texto latino da Sagrada Escritura,comparando-o com original hebreu. Essa tarefa viria a dar na tradução conhecida como Vulgata (do latim vulgare,que significa "uso comum" ) O papa,de fato,desejava uma tradução da Bíblia mais fiel em tudo aos textos originais,traduzida e apresentada no latim mais correto,que pudesse servir de texto único e uniforme na liturgia. Pois até aquele tempo existiam traduções populares muito imperfeitas e diversificadas que criavam confusão.
Em 384 faleceu São Dâmaso,e Jerônimo voltou para Terra Santa.Os 34 anos em que Jerônimo viveu em Belém,passou-os escrevendo obras notáveis,combatendo os hereges e,por correspondência,inúmeras almas. Faleceu no dia 30 do mês de Setembro do ano 420,muito avançado em idade e virtude. O Dia da Bíblia foi colocado exatamente coincidindo com a data de sua morte.
Somos convidados neste mês a nos debruçar sobres as Sagradas Escrituras para crescer no reconhecimento do rosto de Cristo. São Jerônimo,ensinai-nos a amar a Palavra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Santo Onomástico (Do seu nome)

Hoje, 04 de novembro, toda a Igreja celebra a memória do Glorioso São Carlos Borromeu, o santo que tenho a alegria de possuír o nome, em comemoração a este dia, trago hoje no blog, uma matéria sobre o Santo Onomástico, ou seja, o Santo que você possui o nome. **Nota: Texto retirado do site santossanctorum.blogspot.com.br/ (Sanctorum) O Santo Onomástico é o santo que tem o nosso nome. Assim, o Santo Onomástico de todo José é São José. A IGREJA PEDE QUE OS CATÓLICOS BATIZEM SEUS FILHOS COM UM NOME CRISTÃO OU DE SANTO, ASSIM ELES POSSUEM INTERCESSORES SEGUROS NO CÉU, COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA: §2165 No Batismo, o cristão recebe seu nome na Igreja os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão para que lhe seja dado um nome cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e um intercessor seguro. " É importante não colocar nomes inventados, mirabolantes, pois nosso nome exprime nossa missão, um mistério: §2156 O nome cristão O sacramento do Batis

ORAÇÃO A SANTA BÁRBARA

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Ficai sempre comigo para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida, eu saiba vencer, sem humilhar ninguém. Santa Bárbara, rogai por nós. Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai.

Oração de São Pascoal Bailão - Santo do dia - 17 de Maio

Click no link abaixo e acompanhe a página do blog no Facebook! ACESSE:  www.facebook.com/maedavida