Pular para o conteúdo principal

O dogma da Imaculada Conceição

"Deus prometeu a salvação por meio de uma Mulher". "Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela" (Gn 3,15). Então,na "plenitude dos tempos Deus enviou Seu Filho ao mundo,nascido de uma mulher"( GI 4,4). No ponto central da história da salvação, dá-se um acontecimento ímpar em que entra em cena a figura de uma Mulher. A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto que Jesus conquistou com Sua morte. O Anjo Gabriel lhe disse na Anunciação: "Ave, cheia de graça..." (Lc 1,28). Neste " cheia de graça", a igreja entendeu todo o mistério e dogma de Conceição Imaculada de Maria. Se ela é "cheia de graça", é porque é desde sempre toda pura, bela, Imaculada. O Espírito Santo mostrou à Igreja essa verdade de fé. Em 8 de Dezembro de 1854,o Papa Pio IX declarou dogma de fé a doutrina que ensinava ter sido a Mãe de Deus concebida sem mancha por um especial privilégio divino. Na Bula Ineffabilis Deus, o Papa diz:"Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo-Poderoso em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda macha do pecado original no primeiro instante de sua Conceição, foi revelada por Deus e deve,por conseguinte,ser criada firmemente e constantemente por todos os "fiéis". S.Bernardino de Sena ( + 1444), diz a Maria: " Antes de toda criatura fostes, ó Senhora, destinada no mente do Senhor para Mãe do Homem Deus.Se não por outro motivo, ao menos pela honra de seu Filho, que é Deus, era necessário que o Pai Eterno a criasse pura de toda mancha" . S. João Damasceno, doutor de Igreja (+ 449), afirma: "Há, porém, entre a Mãe de Deus e os servos de Deus uma infinita distância". E pergunta S. Anselmo, bispo e doutor da Igreja ( + 1109) : "Deus, que pôde conceder a Eva a graça de vir ao mundo imaculada,não teria podido concedê-la também a Maria?". Nenhum de nós pode escolher sua mãe; Jesus o pode. S. Agostinho (+ 430) disse: "Nem se deve tocar na palavra 'pecado ' em se tratando de Maria; e isso por respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe que a preservou de todo o pecado por sua graça". Pergunta S.Cirilo de Alexandria (370-444), bispo e doutor da Igreja: "Que arquiteto, erguendo uma casa de moradia,consentiria que seu inimigo a possuísse inteiramente e a habitasse?". O dogma da Imaculada Conceição de Maria define claramente a realidade do pecado original.
A própria Virgem Maria, em pessoa, quis confirmar esse dogma. Em 25 de Março de 1858, na festa da Anunciação, revelou seu nome a Santa Bernadette, nas aparições de Lourdes. Disse-lhe ela: " Eu sou a Imaculada Conceição".
Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós.

Prof. Felipe Aquino
Escritor e apresentador na TV Canção Nova
blog.cancaonova.com/felipeaquino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Santo Onomástico (Do seu nome)

Hoje, 04 de novembro, toda a Igreja celebra a memória do Glorioso São Carlos Borromeu, o santo que tenho a alegria de possuír o nome, em comemoração a este dia, trago hoje no blog, uma matéria sobre o Santo Onomástico, ou seja, o Santo que você possui o nome. **Nota: Texto retirado do site santossanctorum.blogspot.com.br/ (Sanctorum) O Santo Onomástico é o santo que tem o nosso nome. Assim, o Santo Onomástico de todo José é São José. A IGREJA PEDE QUE OS CATÓLICOS BATIZEM SEUS FILHOS COM UM NOME CRISTÃO OU DE SANTO, ASSIM ELES POSSUEM INTERCESSORES SEGUROS NO CÉU, COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA: §2165 No Batismo, o cristão recebe seu nome na Igreja os pais, os padrinhos e o pároco cuidarão para que lhe seja dado um nome cristão. O patrocínio de um santo oferece um modelo de caridade e um intercessor seguro. " É importante não colocar nomes inventados, mirabolantes, pois nosso nome exprime nossa missão, um mistério: §2156 O nome cristão O sacramento do Batis

ORAÇÃO A SANTA BÁRBARA

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei com que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre a meu lado para que eu possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida: (fazer o pedido) para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora e render Graças à Deus, criador do céu, da Terra, da Natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Amém. Ficai sempre comigo para me dar forças. Conservai meu coração em paz. Que em todas as lutas da vida, eu saiba vencer, sem humilhar ninguém. Santa Bárbara, rogai por nós. Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai.

Oração de São Pascoal Bailão - Santo do dia - 17 de Maio

Click no link abaixo e acompanhe a página do blog no Facebook! ACESSE:  www.facebook.com/maedavida